A ferramenta MoodleBuild aplica patches e empacota um diretório com o código-fonte do Moodle em um pacote pronto para deploy utilizando apenas as ferramentas do Azure SDK, sem necessitar de ferramentas de terceiros. Isto facilita a atualização e customização do Moodle, de componentes e do SDK do Windows Azure.
O principal componente desta ferramenta é um arquivo batch chamado build.cmd. Este script aplica patches e empacota o Moodle utilizando as ferramentas e componentes incluídos no pacote disponível para download.

Como empacotar o Moodle utilizando a ferramenta

  1. Faça download de um tarball de release do site Moodle.org e extraia para o diretório moodle/, ou execute git clone no diretório moodle/. O diretório moodle deve estar dentro do mesmo diretório onde se localiza o script build.cmd.
  2. Aplique as mudanças que deseja aplicar ao Moodle neste diretório.
  3. Utilizando seu editor de textos favorito, abra build.cmd e verifique se o caminho para a SDK do Azure está correta (AZURESDKPATH). Nota: MOODLEVERSION deve ser 2.1 para releases Moodle 2.0 a partir de 22 Jul 2011.
  4. Abra uma janela do prompt de comando e navegue até o diretório onde build.cmd está localizado.
  5. Execute build.cmd -k. Ele irá realizar todos os passos para criar um pacote pronto para deploy no Azure.
  6. Faça o deploy do pacote criado, localizado em build\Moodle2Azure.cspkg, para um ambiente de produção utilizando a mesma URL especificada no arquivo ServiceConfiguration.cscfg.
  7. Termine a instalação do Moodle acessando a URL definida.

Opções do build.cmd

  • -d: Copia config_check.php para o pacote, permitindo a qualquer pessoa acessar http://yourmoodle.cloudapp.net/config_check.php e verificar se o Moodle está carregando a configuração corretamente do ServiceConfiguration.cscfg. Isso é uma brecha de segurança e IRÁ mostrar suas senhas e chaves para qualquer um acessando a página. Não utilize esta opção.
  • -p: Copia e aplica os patches para execução do Moodle para o diretório build.
  • -c: Copia o PHP e dependências para o diretório de build. Executa o passo -p caso ainda não tenha sido executado.
  • -k: Empacota o Moodle utilizando cspack.exe da SDK. Executa os passos anteriores caso ainda não tenham sido executados.

Last edited Feb 15, 2012 at 6:08 AM by rescbr, version 1

Comments

No comments yet.